• Lançamento do livro OLHAR DO TURISTA 3.0

    SESC IDEIAS,O lançamento do livro OLHAR DO TURISTA 3.0, com a participação dos professores Bianca Freire-Medeiros, Thiago Allis – que organizaram a edição brasileira, e Jonas Larsen, coautor do livro com John Urry.

  • Possíveis subúrbios cariocas: políticas e poéticas contemporâneas

    Com a participação de Frank Davies, pesquisador do MTTM, o CIDADES - Núcleo de Pesquisas Urbana organizou o evento “Possíveis subúrbios cariocas: políticas e poéticas contemporâneas”. Frank Davies e Roberta Sampaio Guimarães conversaram com Ana Paula Ribeiro, João Felipe Brito e Livia Abdalla sobre a questão da representação das cidades e a produção de fronteiras simbólicas que marcam lugares e determinam identidades. 
     

  • SEMINÁRIO SOBRE (I)MOBILIDADES SOCIOESPACIAIS

    A FFLCH USP organizou um evento imperdível para quem se interessa pelas discussões em torno de mobilidades e as relações socioespaciais: uma conversa entre três das principais referências no assunto hoje no país, as professoras Bianca Freire-Medeiros, Fraya Frehse e Vera Telles.

  • Aula aberta: A virada das mobilidades: fluxos, fixos e fricções

    A professora Bianca Freire-Medeiros abriu a temporada disciplinar do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Alagoas – UFAL, com uma aula sobre os conceitos centrais do paradigma das mobilidades, que fazem parte das reflexões constantes dos nossos pesquisadores.

  • Coletivo da Quebrada na Alemanha!: Até onde a gente vai?

    Retrata a vida cotidiana de usuários do transporte público de São Paulo. A novidade agora é que a película — que conta com a participação de Diego Peralta, membro do MTTM — foi uma das selecionadas para uma exibição na Alemanha, por iniciativa do coletivo Miradas Feministas e do Centro de Estudos Transculturais W3 de Hamburgo, na Alemanha. 

    Uma discussão periférica da mobilidade urbana nas metrópoles brasileiras chegando na Europa! A Agência Mural de Jornalismo das Periferias também fez uma reportagem sobre o filme e a exibição.

    Leia aqui:

    https://www.agenciamural.org.br/documentario-feito-na.../

  • (I)MOBILIDADES PANDÊMICAS: Estratégias comunitárias em favelas

    A circulação planetária de um vírus microscópico desencadeou não apenas uma interrupção das mobilidades humanas, mas também uma intensificação das desigualdades delineadas por (i)mobilidades - entre suas múltiplas escalas e variadas dimensões. No Brasil, pudemos acompanhar estas diferenças sociais a partir de ações coletivas organizadas em favelas do país. Essas mobilizações se basearam em variadas e inovadoras convergências de ideias, informações, equipamentos e recursos. 

    Os grupos de pesquisa “CIDADES: Núcleo de pesquisa urbana/UERJ” e “MTTM - Mobilidades: Teorias, temas e métodos/USP” convidam para este debate com o objetivo de aproximar discussões entre a pandemia, o urbano e a virada das mobilidades.

  • Public Transport in the Americas: Mobility and Transatlantic Scientific Exchanges

    No dia 26 de março de 2021, às 13h (horário de Brasília), a professora Bianca Freire-Medeiros (Sociologia – USP) mediou a palestra “Public Transport in the Americas: Mobility and Transatlantic Scientific Exchanges”, com a participação de Andra B. Chastain (Washington State University Vancouver) e Dhan Zunino Singh (Universidade Nacional de Quilmes). 

    Organizada pelo The German Historical Institute Washington (GHI), a palestra foi o terceiro evento de uma série sobre "Mobilidades e Migração nas Américas", organizado por Albert Manke (Universidade da Califórnia, Berkeley) e Mario Peters (GHI Washington). A série tem como objetivo fornecer uma plataforma para debates interdisciplinares, reunindo acadêmicos da América Latina e Caribe, Anglo-América e Europa.

  • #SeminárioLugares de #memória

    Organizado por alunos da graduação e pós-graduação da #PUCRio e com o apoio do Instituto de Estudo Avançados em Humanidades (IEAHu), do Departamento de Direito e do Departamento de Arquitetura da PUC-Rio, o #SeminárioLugares de #memória abordou o tema da memória a partir de sua relação com as #cidades. Bianca Freire-Medeiros, coordenadora do MTTM, e Camila Moraes, participaram da Mesa 4, dia 26/03, sobre Memória e Cidades Globais.

  • Aula com Bianca Freire-Medeiros e Mauricio Piatti sobre o “giro das mobilidades”

    Aula com Bianca Freire-Medeiros e Mauricio Piatti sobre o “giro das mobilidades”, como parte do programa da disciplina Mobilidades e Turismo (TUR5015), do PPGTUR-EACH-USP.

  • Colóquio: Mobilidades e culturas urbanas: teorias, temas e método

    O Grupo MTTM participou da série de conferências e colóquios com a coordenação do Comitê de Sociologia da Cultura da SBS - Sociedade Brasileira de Sociologia. A participação do grupo aconteceu no dia 13 de abril, das 19h às 21, no Colóquio "Mobilidades e culturas urbanas: teorias, temas e método".
    Coordenadora: Bianca Freire-Medeiros (Sociologia – USP)
    Debatedora: Candice Vidal e Souza (Sociologia – PUC Minas)
    Participantes: Maria Alice de Faria Nogueira (UFRJ); Diego Peralta (USP); Apoena Mano (USP) e Mauricio Piatti (USP)